A importância da esfoliação da barba + Receita caseira e natural

É comum subestimamos a importância da esfoliação da barba. Achamos que não faz grande diferença e que não passa de uma perda de tempo. A verdade é que não é apenas um cuidado extra mas sim uma ferramenta importante que te pode ajudar no crescimento do pelo facial e evitar o aparecimento de problemas como a pele irritada e inflamada. 


Porquê esfoliar a barba?

Man taking a shower

A esfoliação, combinada com a lavagem da barba, é responsável por eliminar as peles mortas e abrir os poros. Este processo é especialmente importante nos primeiros dias quando a barba ainda está curta e a pele muitas vezes inflamada pela lâmina da gilete. Adicionalmente, os poros ficam limpos de impurezas, o que facilita o crescimento correto da barba, evitando assim pelos encravados que são muitas vezes dolorosos e podem afetar significamente o aspeto da mesma. A esfoliação também permite fazer uma lavagem mais profunda à cara, o que vai diminuir a gordura da pele, as inflamações e acaba por dar uma nova vida à tua face. 

 

Dicas Importantes

Shampoo brush to help with exfoliation

Apesar de não serem completamente necessários, alguns acessórios podem ajudar na esfoliação da pele na zona da barba. Um destes é a escova para champô, a ferramenta perfeita que além de ajudar a espalhar o champô durante a lavagem do pelo facial, também remove a caspa e sujidade em profundidade. Adicionalmente, é uma escova bastante maleável, suave e que não prende a barba nem arranca os pelos. 

Se preferes não investir num acessório destes podes utilizar as pontas dos dedos e, em movimentos circulares e contínuos, massagear bastante durante a lavagem de modo a que obtenhas um efeito similar. 

O toque final passa por utilizar uma das ferramentas mais poderosas para um barbudo: o óleo para a barba. Após a lavagem e esfoliação cuidada do pelo facial, dá o toque final com algumas gotas de óleo (a quantidade exata para o tamanho da tua barba). O efeito sentido na barba é instantâneo: está mais limpa, suave e volumosa!

 

Receita de esfoliante caseiro

spoon with sugar for homemade exfoliator

Não é preciso investir muito para criar um esfoliante eficiente e podes fazê-lo no conforto da tua casa, com ingredientes utilizados no dia-a-dia. Só precisas de:

 

  • 1 colher e meia de sopa de azeite,
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel.

O azeite atua como hidratante e rejuvenescedor da pele, o mel ajuda a desvanecer cicatrizes e acne e o açúcar é um esfoliante natural bastante eficaz na limpeza da cara. A esfoliação não precisa de ser diária e atinge melhores resultados quando é realizada semanalmente ou quinzenalmente. É importante não exagerar pois pode levar à redução elevada dos óleos essenciais da pele e deixar a barba mais seca.

Artigos relacionados: